OASRN


#278
Projecto Casa | Protocolo OASRN - Exponor

Eduardo Souto de Moura e Ângelo de Sousa | representação Portuguesa na Bienal de Veneza

O arquitecto Eduardo Souto de Moura e o artista Ângelo de Sousa foram convidados pelo filósofo José Gil e pelo arquitecto Joaquim Moreno, comissários da representação Portuguesa da 11ª Bienal, para desenvolverem a exposição "Cá Fora: Arquitectura Desassossegada", com inauguração prevista para 12 de Setembro, 19h30, no Pavilhão de Portugal, Fondaco Marcello, em Veneza.

José Gil e Joaquim Moreno explicam que escolheram Souto de Moura e Ângelo de Sousa por acreditarem que são dois criadores que "podem cruzar-se produtivamente para avançar na exploração desta ´arquitectura desassossegada´".
Este desassossego, este contínuo movimento entre o dentro e o fora, é fundamental para pensar os falhanços e os êxitos da arquitectura portuguesa. Sempre que se parou ou capturou esse movimento, a singularidade portuguesa abortou. Mas aqui e ali, um e outro arquitecto teceu linhas de fuga que partiam do intervalo e da intensidade do desassossego", escrevem.
Os dois comissários definem o propósito geral da representação portuguesa desta forma: "materializar temporariamente o heteronímico desassossego num contraditório ´Cá Fora´".

A 11ª Bienal Internacional de Arquitectura de Veneza, que decorre entre 14 de Setembro e 23 de Novembro, com o título genérico "Out There: Architecture Beyond Building" (Lá Fora: Arquitectura para lá do edificado), apresentará cerca de 20 instalações.

Mais informações em www.labiennale.org/it

Imagem: intervenção no espaço do Pavilhão de Portugal / Fondaco Marcello© direitos reservados

 
 
 

O "Mensageiro" é um correio electrónico semanal da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos. Para qualquer esclarecimento sobre este serviço ou para transmitir alguma sugestão, contacte-nos através do endereço: mensageiro@oasrn.org, ou visite a página www.oasrn.org.